segunda-feira, 16 de julho de 2018


“QUADRO DE ESTUDOS A PARTIR DO TEXTO DE (RAYS, 2000)”.

MOMENTOS
PRINCIPAIS IDÉIAS
DEGUSTAÇÃO
RELAÇÃO COM A PRÁTICA
  1. “Escola e realidade social”



A realidade social com a qual a ação pedagógica será planejada. Esta constituída numa etapa indispensável da atividade educativa e política, que proverá elementos concretos para o desenvolvimento do processo ensino\ aprendizagem.
Escola e realidade social considera que o planejamento do ensino deve estar relacionado  a realidade escolar  a realidade social, é indispensável que as mesmas andem juntas, para o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem.
Não percebi esta relação na escola em que trabalhei.
  1. “Retrato sociocultural do educando”



A variável no processo de planejamento do ensino está relacionada ao retrato sociocultural do educando, que reflete seu mundo social e cultural, Cabe, nesta etapa, apresentar um fator relevante: As características de aprendizagem dos educandos que estão diretamente ligadas ao retrato sociocultural dos mesmos.
O retrato sociocultural do educando, deve analisar e conhecer suas histórias, inquietações e planejar a partir da realidade do aluno.
Esse retrato se faz de forma coletiva e não individual.
  1. “Objetivos de ensino-aprendizagem e conteúdos de ensino”


Os objetivos de ensino-aprendizagem (assimilação, elaboração e recriação do saber) e os conteúdos programáticos das disciplinas curriculares são definidos num só momento e devem ser repensados durante todo o desenvolvimento do curso.
Um objetivo de ensino aprendizagem concreto só tem valor quando ligado a um conteúdo programático também concreto.
O objetivo sobre a possibilidade de ensino-aprendizagem dos alunos e conteúdos de ensino, considero  necessário que os dois elementos sejam concretos para que tenham um significado.
As vezes passamos despercebidos e  não unimos estes elementos.
  1. “Procedimentos de ensino-aprendizagem”



As atividades de aprendizagem, assim como as intenções da aula, não são resumidas à reprodução de conhecimentos de forma puramente acadêmica (memorizar
para depois repetir) e, sim, no sentido de atingir a elaboração
do conhecimento (situação ideal) ou no sentido da sua redescoberta ou redefinição. O objetivo maior desse processo pode assim, ser resumido na premissa: pensar para repensar...para agir...para transformar...
Refletir sobre os procedimentos de ensino-aprendizagem, evidencia que os mesmos devem ser muito bem organizados. Para que as aulas sejam interativas e possibilite novas descobertas.
A não organização de uma atividade acaba por diminuir a reprodução de conhecimentos.
  1. “Avaliação da aprendizagem”



A avaliação da aprendizagem surge, portanto, na história da escola com o objetivo formativo de julgar os progressos, as dificuldades e as inquietações que marcam o processo de aprendizagem e, não, com o objetivo de medir o conhecimento.
O momento avaliação da aprendizagem, destaca que a principal função da avaliação, não é medir o conhecimento de cada um e sim conhecer suas dificuldades e inquietações.
A avaliação se dá através de parecer descritivo, que avalia o desenvolvimento dos alunos de acordo com a sua faixa etária.


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