“QUADRO DE ESTUDOS A PARTIR DO TEXTO DE (RAYS, 2000)”.
MOMENTOS
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PRINCIPAIS IDÉIAS
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DEGUSTAÇÃO
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RELAÇÃO COM A PRÁTICA
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A realidade social com a qual a
ação pedagógica será planejada. Esta constituída numa etapa indispensável da
atividade educativa e política, que proverá elementos concretos para o
desenvolvimento do processo ensino\ aprendizagem.
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Escola e realidade social
considera que o planejamento do ensino deve estar relacionado a realidade escolar a realidade social, é indispensável que as mesmas andem juntas, para o desenvolvimento
do processo de ensino e de aprendizagem.
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Não percebi esta relação na escola em que trabalhei.
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A variável no processo de planejamento
do ensino está relacionada ao retrato sociocultural do educando, que reflete
seu mundo social e cultural, Cabe, nesta etapa, apresentar um fator relevante:
As características de aprendizagem dos educandos que estão diretamente
ligadas ao retrato sociocultural dos mesmos.
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O retrato sociocultural do educando, deve analisar e conhecer
suas histórias, inquietações e planejar a partir da realidade do aluno.
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Esse retrato se faz de forma coletiva e não individual.
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Os objetivos de ensino-aprendizagem
(assimilação, elaboração e recriação do saber) e os conteúdos programáticos
das disciplinas curriculares são definidos num só momento e devem ser repensados
durante todo o desenvolvimento do curso.
Um objetivo de ensino
aprendizagem concreto só tem valor quando ligado a um conteúdo programático
também concreto.
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O objetivo sobre a
possibilidade de ensino-aprendizagem dos alunos e conteúdos de ensino, considero
necessário que os dois elementos sejam
concretos para que tenham um significado.
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As vezes passamos despercebidos e não unimos estes elementos.
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As atividades de aprendizagem, assim como as intenções da
aula, não são resumidas à reprodução de conhecimentos de forma puramente
acadêmica (memorizar
para depois repetir) e, sim, no sentido de atingir a
elaboração
do conhecimento (situação ideal) ou no sentido da sua redescoberta
ou redefinição. O objetivo maior desse processo pode assim, ser resumido na
premissa: pensar para repensar...para agir...para transformar...
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Refletir sobre os procedimentos de ensino-aprendizagem, evidencia
que os mesmos devem ser muito bem organizados. Para que as aulas sejam
interativas e possibilite novas descobertas.
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A não organização de uma atividade acaba por diminuir a
reprodução de conhecimentos.
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A avaliação da aprendizagem
surge, portanto, na história da escola com o objetivo formativo de julgar os progressos,
as dificuldades e as inquietações que marcam o processo de aprendizagem e,
não, com o objetivo de medir o conhecimento.
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O momento avaliação da aprendizagem, destaca que a principal
função da avaliação, não é medir o conhecimento de cada um e sim conhecer
suas dificuldades e inquietações.
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A avaliação se dá através de
parecer descritivo, que avalia o desenvolvimento dos alunos de acordo com a sua
faixa etária.
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