domingo, 15 de julho de 2018

"Mapa Conceitual sobre as teorias de Piaget e Vygotsky"














"Aquisição da Linguagem sobre as teorias de Piaget e Vygotsky" 

A linguagem é uma forma de representação e consiste num sistema de significações no qual a palavra funciona como significantes, porque permite ao sujeito evocar verbalmente os objetos ou acontecimentos ausentes. Em todos os níveis do desenvolvimento mental, existem significações. Essas significações, que aparecem em diferentes momentos do desenvolvimento são provocadas por fatores como maturação, experimentação e equilibração.
- Epistemologia Genética consiste em uma teoria elaborada pelo psicólogo e filósofo Jean Piaget. A epistemologia genética é um resumo de duas teorias existentes. O Apriorismo e o Empirismo. Para Piaget, o conhecimento não é algo “inato” dentro de um indivíduo, como afirma o Apriorismo. De igual forma, o conhecimento não é exclusivamente alcançado através da observação do meio envolvente como declara o Empirismo. Para Piaget o conhecimento é produzido graças a uma interação do indivíduo com o seu meio, de acordo com estruturas que fazem parte do próprio indivíduo.
- Sociointeracionista consiste na teoria de Vygotsky, proposta do desenvolvimento histórico acontece do social para o individual. "O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. A criança só vai se desenvolver historicamente se inserida no meio social”. (Vygotsky).
Semelhanças entre Vygotsky e Piaget
Os dois são interacionistas, isto é, estão atentos para relevância entre o indivíduo e meio na elaboração dos processos psíquicos.
São construtivistas em suas concepções do desenvolvimento intelectual, ou seja, sustentam que a inteligência é construída a partir das relações recíprocas do homem com o meio.
Os dois se opõem tanto a teoria empirista quanto a concepção racionalista.
Ambos enfatizam a necessidade de compreensão da gênese dos processos cognitivos.
Defendem que é importante que se respeite o nível da criança na colocação mínima e máxima para cada ensinamento.
Consideram o discurso egocêntrico como ponto de partida do discurso interior.
Ambos empregam métodos qualitativos que buscam apreender os fenômenos psicológicos em sua dinâmica e não somente resultados isolados expressos em estatísticas.
Defendem que a imaginação surge da ação, o que é importante na formação da consciência.
Diferenças entre Vygotsky e Piaget

Quanto ao papel dos fatores internos e externos no desenvolvimento
VYGOTSKY – Privilegia o ambiente social. Reconhece que se variando esse ambiente, o desenvolvimento também variará. Não aceitando uma visão única e universal do desenvolvimento humano.
PIAGET – Privilegia a maturação biológica. Aceita que os fatores internos preponderam sobre os externos, postula o desenvolvimento em sequencia fixa e universal de estagio.
Quanto à construção real
VYGOTSKY – Diz que a criança já nasce num mundo social, e desde o nascimento forma visão do mundo através de interação com adultos ou crianças mais velhas. Pro-cede-se então do social para o individual ao longo do desenvolvimento.
PIAGET – Acredita que os conhecimentos são elaborados espontaneamente pela criança, de acordo com o estagio de desenvolvimento que se encontra, aproximando-se da concepção dos adultos.
Quanto ao papel da aprendizagem
VYGOTSKY – Postula que desenvolvimento e aprendizagem são processos que se influenciam reciprocamente, portanto quanto mais aprendizagem, mais desenvolvimento.
PIAGET – Acredita que a aprendizagem subordina-se ao desenvolvimento e tem pouco impacto sobre ele, minimizando o papel da interação social.

Quanto ao papel da linguagem no desenvolvimento e relação entre linguagem e pensamento

VYGOTSKY – Pensamento e linguagem são processos interdependentes, desde o inicio da vida. A aquisição da linguagem pela criança modifica suas funções mentais superiores, dando uma forma ao pensamento, possibilitando o aparecimento da imaginação, da memoria e o planejamento da ação. A linguagem sistematiza a experiência direta das crianças e por isso adquire uma função central no desenvolvimento cognitivo, reorganizando os processos que nele estão em andamento.
PIAGET – O pensamento aparece antes da linguagem, sendo uma das suas formas de expressão. Pensamento depende da coordenação dos esquemas sensório-motores e não da linguagem. Esta só ocorre depois que a criança já alcançou determinado nível de habilidades mentais, subordinando-se aos processos de pensamento. Estabelece separação entre as informações que podem ser passadas por meio da linguagem e os processos que não parecem sofrer qualquer influencia cognitiva.
 Contribuições para a educação
PIAGET – Coloca ênfase na criança como agente do seu desenvolvimento, responsável pela construção de seu conhecimento, responsável pela construção de seu conhecimento – sujeito da cognição. Considera os erros das crianças como importantes no processo educativo e para partir dele compreender seu modo de pensar. Considera que a função da instrução é a de introduzir formas de pensamento que entram em conflito com o pensamento da criança. Piaget insiste que a educação formal ganharia com a utilização sistemática do desenvolvimento espontâneo da criança. Secundariza aspectos socioculturais o que pode influenciar atitudes discriminatórias.
VYGOTSKY – Considera que a aprendizagem da criança antecede a entrada na escola e que o aprendizado escolar produz algo novo no desenvolvimento infantil, evidenciando as relações interpessoais. Apresenta a noção de que o bom aprendizado é aquele que se adianta da criança, isto é, aquele que considera o nível de desenvolvimento potencial ou proximal. A aprendizagem e desenvolvimento humano pressupõe natureza social sendo processo dialético em que o sujeito transforma e é transformado pela realidade social, física e cultural. Na construção social, considera as crianças como sujeitos sociais que constroem o conhecimento socialmente produzido.
Na visão de Piaget, as linguagens das crianças não refletem o conhecimento que elas têm do real. Se não apresentam limitações neurológicas ou emocionais sérias, elas podem conhecer ou assimilar certos acontecimentos, ainda que comunica-los através de palavras.
Piaget, 1974,  desenvolveu a teoria da concepção da linguagem que é constituída a partir do encontro de um funcionamento endógeno (orgânico) do ser humano com a vida social. (PIAGET, 1974, P.13).
O teórico considera que as crianças não nascem com as capacidades mentais prontas, apenas o modo de interação com o meio ambiente.
Desta forma as atividades intelectuais visam adaptar os sujeitos ao meio ambiente, em uma construção gradativa.
A função semiótica quando a criança faz uso das imagens para criar, fantasiar e imaginar, para Piaget a criança adquire está função por volta dos dois anos de idade, quando começa a diferenciar os significantes (palavras) dos significados (conceitos), de tal forma que os primeiros possam permitir a representação dos signos.
Tanto Vygotsky, como Piaget, consideram que a criança precisa interagir com o meio ambiente acredita que a criança necessita de mediadores que são: os instrumentos e os signos.  O mesmo também enfatiza a importância da interação e da informação linguística para a construção do conhecimento.

REFERÊNCIAS:
PIAGET, 1974, P.13. publicado pelo Artigo - AS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA PIAGETIANA PARA O PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. Disponível em: http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_1040_3bbe862464859de050561c8cd0efa617.pdf
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/direito/socio-interacionismo-de-vigotsky/34160
Disponível em<https://pedagogiaaopedaletra.com/comparando-teoria-piaget-vygotsky/> acesso em 11 junho 2018.
Disponível emhttps://www.webartigos.com/artigos/o-desenvolvimento-da-linguagem-segundo-piaget-fase-inicial-do-processo-de-enino-e-aprendizagem/149499 > acesso em 11 junho 2018.https://pt.slideshare.net/JeanCarlosdeSouza/piaget-e-vygotsky-convergncias-e-divergncias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário