segunda-feira, 16 de julho de 2018

"Plano de Trabalho Docente"


O que é um plano?


É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;
É um norte para as ações educacionais;
O Plano é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento. É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas.
           
Zabala (1998: 42-48). Através de pesquisas e estudos, Aborda os conteúdos em três categorias que são: os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que estão veiculados, com os quatro pilares da educação.

Os quatro pilares da educação compõem-se dos seguintes saberes:
- Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a viver juntos e Aprender a ser.

Sendo analisado por esse caminho, podemos nos organizar da seguinte maneira:
- Aprender a conhecer o quê?
- Aprender a fazer o quê?
- Aprender a viver juntos para quê?
- Aprender a ser por quê?

- Os conteúdos Atitudinais, referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do aluno em sua realidade.
- Os conteúdos Conceituais, referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e representações que permitam organizar as realidades.
- Os conteúdos Procedimentais, referem-se a fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem. 

Plano de Trabalho Docente:

Implica no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor (Planejamento enquanto processo teórico que antecipa a ação de sistematização); Antecipa a ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; É um instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do conteúdo; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Possibilita compreender a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor; Ele orienta /direciona o trabalho do professor; Requer conhecimento prévio da Proposta Pedagógica Curricular; Pressupõe a reflexão sistemática da prática educativa.


Estruturas do plano de trabalho docente:

Conteúdos:
Definidos por conteúdos estruturantes, ou seja, saberes – conhecimentos de grande amplitude, conceitos ou práticas – que identificam e organizam os diferentes campos de estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do objeto de estudo das áreas do conhecimento (Arco-Verde, 2006.1).

Justificativa:
Explicita a escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política, educativa e formativa.

Objetivos:
Referem-se às intenções educativas. Expressam as intenções de mudanças no plano individual, institucional e estrutural. Estão voltados aos conteúdos e não às atividades.
Encaminhamentos metodológicos e recursos didáticos:
O conjunto de determinados princípios e recursos para chegar aos objetivos, o processo de investigação teórica e de ação prática.

Critérios de avaliação:
Critérios definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e, portanto, avaliar. Os critérios refletem de que forma vai se avaliar, são as formas, previamente, estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Deve constar a proposta de recuperação dos conteúdos.

Referências:
As referências permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto o livro didático o único recurso.


REFERÊNCIAS:


SEED. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: MEMVAVMEM Editora, 2006.disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/324036/

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