O que é um plano?
É um documento que registra o que se pensa fazer,
como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer;
É um norte para as ações educacionais;
O Plano é a formalização dos diferentes momentos do
processo de planejamento. É a apresentação sistematizada e justificada das
decisões tomadas.
Zabala (1998: 42-48). Através de pesquisas e estudos,
Aborda os conteúdos em três categorias que são: os conteúdos conceituais, procedimentais
e atitudinais que estão veiculados, com os quatro pilares da educação.
Os quatro pilares da educação compõem-se dos
seguintes saberes:
- Aprender a conhecer; Aprender a fazer; Aprender a
viver juntos e Aprender a ser.
Sendo analisado por esse caminho, podemos nos
organizar da seguinte maneira:
- Aprender a conhecer o quê?
- Aprender a fazer o quê?
- Aprender a viver juntos para quê?
- Aprender a ser por quê?
- Os conteúdos Atitudinais, referem-se à formação de
atitudes e valores em relação à informação recebida, visando à intervenção do
aluno em sua realidade.
- Os conteúdos Conceituais, referem-se à construção
ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, ideias e
representações que permitam organizar as realidades.
- Os conteúdos Procedimentais, referem-se a fazer
com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os
resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas
que se propõem.
Plano de Trabalho Docente:
Implica
no registro escrito e sistematizado do planejamento do professor (Planejamento
enquanto processo teórico que antecipa a ação de sistematização); Antecipa a
ação do professor, organizando o tempo e o material de forma adequada; É um
instrumento político e pedagógico que permite a dimensão transformadora do
conteúdo; Permite uma avaliação do processo de ensino e aprendizagem; Possibilita
compreender a concepção de ensino e aprendizagem e avaliação do professor; Ele
orienta /direciona o trabalho do professor; Requer conhecimento prévio da
Proposta Pedagógica Curricular; Pressupõe a reflexão sistemática da prática
educativa.
Estruturas do plano de trabalho docente:
Conteúdos:
Definidos por
conteúdos estruturantes, ou seja, saberes – conhecimentos de grande amplitude,
conceitos ou práticas – que identificam e organizam os diferentes campos de
estudo das disciplinas escolares, sendo fundamentais para a compreensão do
objeto de estudo das áreas do conhecimento (Arco-Verde, 2006.1).
Justificativa:
Explicita a
escolha dos conteúdos estruturantes e específicos como opção política,
educativa e formativa.
Objetivos:
Referem-se às
intenções educativas. Expressam as intenções de mudanças no plano individual,
institucional e estrutural. Estão voltados aos conteúdos e não às atividades.
Encaminhamentos
metodológicos e recursos didáticos:
O conjunto de
determinados princípios e recursos para chegar aos objetivos, o processo de
investigação teórica e de ação prática.
Critérios de avaliação:
Critérios
definem os propósitos e a dimensão do que se avalia. Para cada conteúdo
precisa-se ter claro o que dentro dele se deseja ensinar, desenvolver e,
portanto, avaliar. Os critérios refletem de que forma vai se avaliar, são as
formas, previamente, estabelecidas para se avaliar um conteúdo. Deve constar a
proposta de recuperação dos conteúdos.
Referências:
As referências
permitem perceber em que material e em qual concepção o professor vem
fundamentando seu conteúdo. Fundamentar conteúdos de forma historicamente
situada implica buscar outras referências, não sendo, portanto o livro didático
o único recurso.
SEED. Diretrizes Curriculares de História para a Educação
Básica. Curitiba: MEMVAVMEM Editora, 2006.disponível em: https://slideplayer.com.br/slide/324036/
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