segunda-feira, 2 de julho de 2018

"Aquisição da Linguagem"


Em nossa primeira aula da interdiscilplina de "Linguagem e Educação", fomos recepcionadas pela encantadora professora Aline Moraes, como sempre muito animada.  Através de seus conhecimentos nos fez refletirem sobre a aquisição da linguagem. Tivemos um momento muito agradável, discutimos sobre nossos conhecimentos e teorias sobre como uma criança aprende a falar. Rememoramos processos de aquisição de linguagem de quando éramos crianças, tipo que histórias ouvimos falar sobre quando começamos a falar, pensando nas crianças falando, o que percebemos.
Lembrei-me do meu filho quando começou a falar, que trocava algumas letras do alfabeto como: “T” por “C”, “R” por “L”. Esse processo é conhecido como dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas, trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente. Até os quatro anos de idade, os erros de linguagem são considerados normais. Após essa fase, a criança pode vir a ter problemas, caso continue falando errado, podendo afetar até a escrita. O clássico desse distúrbio é o Cebolinha, personagem da Turma da Mônica. (InfoEscola - Débora Meldau).  Isso ocasionou certa dificuldade em sua alfabetização do meu filho, precisando tratar com fonoaudióloga, para seguir seu processo de aprendizagem.
Logo após, assistimos alguns vídeos de crianças desenvolvendo “conversação” com adultos. Diferentes formas das crianças expressarem sua comunicação. Como por exemplo: bebê falando, bebê lendo, traduzindo (ato de letramento), entendendo a relação com o objeto. Um fator importante, quando a mãe estimula o bebê, o bebê fixa o olhar na boca da mãe correspondendo à fala da mãe, formando uma relação afetiva e emocional. Daí existe uma comunicação = linguagem simbólica.
Formamos pequenos grupos para discutir sobre conceitos à hipótese de aquisição da leitura de linguagem. Descobrimos que a linguagem, pode ser adquirida de diversas formas através de estímulos, visual, sensório, vibração (no caso mudo), expressão facial, oral, etc.
Tivemos outros momentos, como: ouvimos e discutimos alguns aspectos teóricos na música  "Língua"de Caetano Veloso, a música é filosófica e epistêmica, possibilita fazer muitas reflexões. 
Outro momento comentado, foi sobre o Artigo "Aquisição da Linguagem", Publicado por Samanta Demétrio da Silva. O artigo de maneira clara e objetiva traduz uma sinopse das principais teorias sobre aquisição da linguagem, em resumo 

Comportamental (Skinner): aprendida, estímulos

Inativismo (Chomsky): inata

Cognitivismo (Piaget): construída

Interacionista (Vygotsky): interação, convívio, pensamento estruturado

Pragmática (Bates e Haliday): necessidade de comunicar

Biológica (Lenneberg): aparato biológico como possibilidade de criar linguagem


REFERÊNCIAS

Débora Carvalho Meldau, em: https://www.infoescola.com/doencas/dislalia
Música "Língua" do autor e compositor Caetano Veloso.
Samanta Demétrio da Silva, artigo "Aquisição da linguagem" publicado em 22 de julho de 2010.
https://www.youtube.com/watch?v=FInyCDfEUNY
https://www.portalt5.com.br/noticias/geral/2018/3/63866-bebe-argumenta-com-mae-ao-ficar-de-castigo-e-viraliza-na-web


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