Em nossa primeira aula da interdiscilplina
de "Linguagem e Educação", fomos recepcionadas pela encantadora professora
Aline Moraes, como sempre muito animada.
Através de seus conhecimentos nos fez refletirem sobre a aquisição da
linguagem. Tivemos um momento muito agradável, discutimos sobre nossos
conhecimentos e teorias sobre como uma criança aprende a falar. Rememoramos
processos de aquisição de linguagem de quando éramos crianças, tipo que
histórias ouvimos falar sobre quando começamos a falar, pensando nas crianças
falando, o que percebemos.
Lembrei-me do meu filho quando começou a
falar, que trocava algumas letras do alfabeto como: “T” por “C”, “R” por “L”. Esse
processo é conhecido como dislalia (do grego dys + lalia) é um distúrbio da
fala, caracterizado pela dificuldade em articular as palavras. Basicamente
consiste na má pronúncia das palavras, seja omitindo ou acrescentando fonemas,
trocando um fonema por outro ou ainda distorcendo-os ordenadamente. Até os quatro anos de idade, os erros de linguagem são considerados normais. Após essa fase, a criança pode vir a ter problemas, caso continue falando errado, podendo afetar até a escrita. O clássico desse distúrbio é o Cebolinha, personagem da Turma da Mônica. (InfoEscola - Débora Meldau). Isso
ocasionou certa dificuldade em sua alfabetização do meu filho, precisando
tratar com fonoaudióloga, para seguir seu processo de aprendizagem.
Logo após, assistimos alguns vídeos de crianças
desenvolvendo “conversação” com adultos. Diferentes formas das crianças expressarem sua
comunicação. Como por exemplo: bebê falando, bebê lendo, traduzindo (ato de
letramento), entendendo a relação com o objeto. Um fator importante, quando a mãe
estimula o bebê, o bebê fixa o olhar na boca da mãe correspondendo à fala da
mãe, formando uma relação afetiva e emocional. Daí existe uma comunicação =
linguagem simbólica.
Formamos pequenos grupos para discutir
sobre conceitos à hipótese de aquisição da leitura de linguagem. Descobrimos que
a linguagem, pode ser adquirida de diversas formas através de estímulos, visual,
sensório, vibração (no caso mudo), expressão facial, oral, etc.
Tivemos outros momentos, como: ouvimos e discutimos alguns aspectos teóricos na música "Língua"de Caetano Veloso, a música é filosófica e epistêmica, possibilita fazer muitas reflexões.
Outro momento comentado, foi sobre o Artigo "Aquisição da Linguagem", Publicado por Samanta Demétrio da Silva. O artigo de maneira clara e objetiva traduz uma sinopse das principais teorias sobre aquisição da linguagem, em resumo
Outro momento comentado, foi sobre o Artigo "Aquisição da Linguagem", Publicado por Samanta Demétrio da Silva. O artigo de maneira clara e objetiva traduz uma sinopse das principais teorias sobre aquisição da linguagem, em resumo
Comportamental (Skinner): aprendida, estímulos
Inativismo (Chomsky): inata
Cognitivismo (Piaget): construída
Interacionista (Vygotsky): interação, convívio, pensamento estruturado
Pragmática (Bates e Haliday): necessidade de comunicar
Biológica (Lenneberg): aparato biológico como possibilidade de criar linguagem
REFERÊNCIAS
Débora Carvalho Meldau, em: https://www.infoescola.com/doencas/dislalia
Música "Língua" do autor e compositor Caetano Veloso.
Samanta Demétrio da Silva, artigo "Aquisição da linguagem" publicado em 22 de julho de 2010.
https://www.youtube.com/watch?v=FInyCDfEUNY
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