Refletindo sobre a trajetória de Comênius,
filósofo, tcheco, “pai“ da didática moderna. Ele foi o primeiro teórico a
respeitar a inteligência e os sentimentos da criança. Deixando-nos um grande legado
pedagógico, principalmente na inovação do ensino. Suas ideias já eram avançadas
comparadas a época em pleno século XVII. Sendo um homem estudioso
e muito religioso, sofreu perseguições da igreja, por persistir nas suas
ideologias, pois mantinha a ideia de ampliar seus conhecimentos para todos,
inclusive para os excluídos.
Para Comênius, 1657, dizia que a arte de ensinar tudo a todos é uma obrigação e que toda a juventude de um e de outro sexo, sem excetuar ninguém em parte alguma (p. 43) deve formar-se nos estudos. por: (Despacho do Ministro em 7/6/2000, publicado no Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15.)
Comenio, fazia o uso da imagem e
experimentos em suas práticas de ensino, com o proposito de construção de conhecimentos
entre professor e aluno.
Percebo que a ideia de construção de Comênius de tempos tão distantes, são reconhecidas por outros grandes estudiosos nos dias
atuais na área da pedagogia.
De acordo com (BECKER, 2012), seguidor de Piaget e Paulo Freire. “Toda criança traz consigo algum conhecimento” e a partir desse conhecimento a criança constrói e reconstrói sua aprendizagem. (BECKER. Fernando, 2012).
Minha prática pedagógica com os alunos é
de valorizar a realidade de cada um deles, reconhecendo o conhecimento e suas potencialidades.
Percebo que o uso da imagem para os
alunos em sala de aula é algo surpreendente. Pois tive uma experiência com meus
alunos, após ter realizado uma visita ao “Museu de Ciências e Tecnologias da
PUCRS”. Através das imagens que foram apreciadas pelos alunos do segundo ano do
ensino fundamental, foi possível criarem autoria de produção textual, realizada e apresentada aos colegas da turma.
A obra de Comênius, corresponde também a
outras novidades, entre elas "o despertar de uma nova concepção de
criança", como diz Gasparin, (Revista Nova Escola, 2008), por Márcio
Ferri. "Ele a trata em seus livros com muita delicadeza, num tempo em que
a escola existia sob a égide da palmatória". A educação era vista e
praticada como um castigo e não oferecia elementos para que depois as pessoas
se situassem de forma mais ampla na sociedade. Comênius reagiu a esse quadro com
uma pergunta: “por que não se aprende brincando?" Brincar nos dias atuais,
significa trabalhar o lúdico em sala de aula.
REFEREÊNCIAS
Becker,
Fernando – Educação e construção do conhecimento. - 2. Ed. – Porto Alegre:
Penso, 2012 - disponível em: https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2094550/mod_
PARECER CNE/CEB 11/2000 - HOMOLOGADO Despacho do Ministro em 7/6/2000, publicado no Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15. VerResolução CNE/CEB 1/2000, publicada no Diário Oficial da União de 19/7/2000, Seção 1, p. 18.https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2381340/mod_resource/content/3/parecer_11_2000-anotado.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/184/pai-didatica-moderna-filosofo-tcheco-comenioAcessado em 04/05/2018.
PARECER CNE/CEB 11/2000 - HOMOLOGADO Despacho do Ministro em 7/6/2000, publicado no Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15. VerResolução CNE/CEB 1/2000, publicada no Diário Oficial da União de 19/7/2000, Seção 1, p. 18.https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2381340/mod_resource/content/3/parecer_11_2000-anotado.pdf
https://novaescola.org.br/conteudo/184/pai-didatica-moderna-filosofo-tcheco-comenioAcessado em 04/05/2018.
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