domingo, 15 de julho de 2018


Análise das semelhanças e diferenças teóricas sobre Epistemologia Genética de Piaget, Interacionismo Simbólico de Vygotsky e Henri Wallon, em relação à linguagem.  

Teóricos 
Piaget 
Vygotsky 
Wallon 
Dados pessoais 
Jean Piaget (1896-1980), Pesquisador e filósofo Suíço, formado em ciências naturais. 
Lev Semenovich Vygotsky (1986-1934), formado em Direito e estudou Literatura e História.
Henri Wallon (1879-1962), pesquisador e professor francês, graduado em medicina e estudou psicologia e filosofia. 
Como pensam o processo de Aprendizagem 
A aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo e seus estágios. 
Desenvolvimento e aprendizagem são processos concomitantes, interdependentes e recíprocos. 
Desenvolvimento e aprendizagem são diretamente influenciados por aspectos culturais e orgânicos de cada indivíduo. 


Principais semelhanças de Piaget, Vygotsky e Wallon: 

Os três eram sociointeraciorista, portanto, pensam o homem como um ser social; 
Tinham formação acadêmica em outras áreas que não a educação; 
Deram contribuições valiosas à educação através das teorias psicogenéticas; 
Acreditam que o conhecimento é constituído gradativamente; 
Levam em conta a base biológica do funcionamento psicológico; 
Acreditam que os processos filogenéticos e ontogenéticos tinham implicações diretas no desenvolvimento. 

Principais diferenças de Piaget, Vygotsky e Wallon: 
Piaget e Wallon focavam suas análises sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Vygotsky pensa o desenvolvimento e a aprendizagem como algo que ocorre por toda vida. 
Para Piaget, conhecimento é constituído do indivíduo para o social, enquanto Vygotsky e Walon, do social para o indivíduo. 
Embora os três pensassem o homem como um ser social, Piaget privilegiava a maturação biológica como condição ao desenvolvimento cognitivo (aprendizagem): Vygotsky, a interação social: Wallon, a afetividade. 
Piaget pensa o social e suas influências sobre os indivíduos pela perspectiva ética: Vygotsky, pela perspectiva cultural: e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva. 
Para Piaget, o processo de pensamento é resultado esquemas: a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos mentais. 
Vygotsky e Wallon não só viam pensamento e linguagem como interdependentes e recíprocos, mas atribuía grande importância à aquisição da linguagem, pois ela diretamente influenciava as funções superiores, porém, Wallon via a emoção (choro, riso, tom de voz agradável ou desagradável) como a primeira linguagem da criança. 


REFERÊENCIAS

Disponível em<https://www.google.com.br/search?q=quadro+comparativo+das+teorias+da+aprendizagem&sa=X&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ved=0ahUKEwjmi-OV_4jcAhVHTJAKHVxKDPgQsA> acesso em 07 julho de 2018.



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