Análise das semelhanças e diferenças teóricas sobre
Epistemologia Genética de Piaget, Interacionismo Simbólico de Vygotsky e Henri Wallon, em relação à linguagem.
Teóricos
|
Piaget
|
Vygotsky
|
Wallon
|
Dados pessoais
|
Jean
Piaget (1896-1980), Pesquisador e filósofo Suíço, formado em ciências naturais.
|
Lev Semenovich Vygotsky (1986-1934),
formado em Direito e estudou Literatura e História.
|
Henri Wallon (1879-1962),
pesquisador e professor francês, graduado em medicina e estudou
psicologia e filosofia.
|
Como
pensam o processo de Aprendizagem
|
A
aprendizagem está condicionada ao desenvolvimento cognitivo e afetivo e seus
estágios.
|
Desenvolvimento
e aprendizagem são processos concomitantes, interdependentes e recíprocos.
|
Desenvolvimento
e aprendizagem são diretamente influenciados por aspectos culturais e
orgânicos de cada indivíduo.
|
Principais semelhanças de Piaget, Vygotsky e Wallon:
Os três eram sociointeraciorista, portanto,
pensam o homem como um ser social;
Tinham formação acadêmica em outras áreas que não a
educação;
Deram contribuições valiosas à educação
através das teorias psicogenéticas;
Acreditam que o conhecimento é constituído
gradativamente;
Levam em conta a base biológica do
funcionamento psicológico;
Acreditam que os processos filogenéticos e
ontogenéticos tinham implicações diretas no desenvolvimento.
Principais diferenças de Piaget, Vygotsky e Wallon:
Piaget e Wallon focavam suas análises
sobre o desenvolvimento cognitivo e afetivo do nascimento à adolescência. Vygotsky pensa
o desenvolvimento e a aprendizagem como algo que ocorre por toda vida.
Para Piaget, conhecimento é constituído do
indivíduo para o social, enquanto Vygotsky e Walon, do social
para o indivíduo.
Embora os três pensassem o homem como um ser
social, Piaget privilegiava a maturação biológica como condição ao
desenvolvimento cognitivo (aprendizagem): Vygotsky, a interação
social: Wallon, a afetividade.
Piaget pensa o social e suas influências sobre os
indivíduos pela perspectiva ética: Vygotsky, pela perspectiva cultural:
e Wallon, pela perspectiva cultural e afetiva.
Para Piaget, o processo de pensamento é resultado
esquemas: a linguagem é resultado do desenvolvimento dos processos
mentais.
Vygotsky e Wallon não só viam
pensamento e linguagem como interdependentes e recíprocos, mas atribuía
grande importância à aquisição da linguagem, pois ela diretamente influenciava
as funções superiores, porém, Wallon via a emoção (choro, riso, tom
de voz agradável ou desagradável) como a primeira linguagem da criança.
REFERÊENCIAS
Disponível
em<https://www.google.com.br/search?q=quadro+comparativo+das+teorias+da+aprendizagem&sa=X&tbm=isch&tbo=u&source=univ&ved=0ahUKEwjmi-OV_4jcAhVHTJAKHVxKDPgQsA>
acesso em 07 julho de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário