
Como o estágio está
chegando, estudamos em didática sobre como elaborar um bom planejamento. Realizei
esta atividade com alunos do 2º ano do ensino fundamental. Sobre a análise de
um experimento. Construímos um terrário na sala de aula, cada
aluno plantou uma planta. A ideia era uma observação das análises dos
experimentos, fazendo um estudo do desenvolvimento das plantas, as crianças observaram
a cada dia o seu crescimento e
faziam anotações.
A mediação é muito importante nesse momento para dar um norte
e assim direcionarem seus olhares. Como por exemplo, instiga-los a perceberem
as diferenças entre pétalas e folhas e prestarem atenção nas cores e no odor.
Os alunos amaram,
aprendemos a importância da observação, a elaborar hipóteses e organizar dados.
Onde Becker, 1993 revela o modelo pedagógico e epistemológico relacional do
professor: (...) “Ele acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje em sua
vida serve de patamar para continuar a construir e que alguma porta abrir-se-á
para o novo conhecimento é só questão de descobri-la: ele descobre isto por
construção”.
Por fim, a teoria
Construtivista permite que o professor construa e reconstrua o seu plano de
aula associando a realidade do aluno. Rodrigues, 2016. Afirma que a elaboração de
um plano de aula está atrelada ao as necessidades dos alunos bem como o tempo, o climas e outros.
Obviamente,
muito da elaboração ficava a cargo de puro pensamento hipotético, pois era preciso
imaginar tanto as situações como as respostas dos alunos, as condições climáticas
favoráveis para o desenvolvimento de certas atividades, a distribuição de tempo
das atividades no semestre. Por conseguinte, o planejamento banalizava-se em um
ato meramente burocrático. O setor pedagógico terminava recebendo e arquivando
planos que, na maioria das vezes, eram modificados.( RODRIGUES, Maria Bernadette, 2016)
Pensando em apresentar
uma aula diferenciada inspirei-me na revista Nova Escola disponível nesse link:
WWW.novaescol.org/pontodeencontro
(ano 2008 junho/julho P. 46 a 47). A turma observa frutas e cria hipóteses
sobre a decomposição.
Referências
EEEF. Imperatriz Leopoldina,2013 (alunos do 2º ano do sensino fundamental)
RODRIGUES, Maria
Bernadette Castro. Planejamento: em busca de caminhos... Maria Isabel 8 de ago de 2016 (Orgs.)
principo.org/planejamento-em-busca-de-caminhos.html,
Disponível em: WWW.novaescol.org/pontodeencontro(ano
2008 junho/julho.P.46 a47).
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