domingo, 5 de agosto de 2018

Paulo Freire e a leitura de mundo


Resultado de imagem para “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela, tampouco, a sociedade muda”.
Paulo Freire, grande pensador educacional, criou um novo método de alfabetização de adultos, oposto à teoria tradicional, que o consagrou mundialmente pela sua pedagogia da ‘educação libertadora’. Para ele, não há educação e alfabetização que não parta do princípio da conscientização. Seu método, resultado de anos de reflexões no campo da educação de adultos, enfoca a importância do processo de aprendizado por meio de palavras geradoras que são extraídas da realidade, do cotidiano e das vivências dos alunos, sendo decodificadas para a aquisição da palavra escrita e da compreensão do mundo.
Sua proposta está estruturada em três etapas:
          Investigação – professor e alunos buscam em conjunto palavras-chave e temas significativos do mundo em que estes vivem;
       Tematização – professor e alunos analisam os significados sociais das palavras, tomando consciência do mundo vivido;
        Problematização – professor desafia e inspira seus alunos a construírem uma visão crítica, partindo para a transformação do contexto vivido.

Nesse vídeo, podemos entender o que significa trabalhar com palavras geradoras que são extraídas da realidade, do cotidiano e das vivências dos alunos. 



Em uma sala de aula da EJA. A professora apresenta a palavra-chave“BARRACO”, junto com uma imagem de barraco. A professora desafia e inspira seus alunos a construírem uma visão crítica, partindo para a transformação do contexto vivido. 
É admirável o que este tema provoca nos alunos o processo de se reconhecer e dar a importância do pensamento e da ação política.
Segundo Paulo Freire a educação é um ato político, uma ferramenta para transformar a sociedade.

Referências

Texto de Frei Betto: Paulo Freire e a Leitura de Mundo - disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51543- Fonte: http://portal.mec.gov. br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em 01/12/2007.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987




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