
Paulo
Freire, grande pensador educacional, criou um novo método de alfabetização de
adultos, oposto à teoria tradicional, que o consagrou mundialmente pela sua
pedagogia da ‘educação libertadora’. Para ele, não há educação e alfabetização
que não parta do princípio da conscientização. Seu método, resultado de anos de
reflexões no campo da educação de adultos, enfoca a importância do processo de
aprendizado por meio de palavras geradoras que são extraídas da realidade, do
cotidiano e das vivências dos alunos, sendo decodificadas para a aquisição da
palavra escrita e da compreensão do mundo.
Sua
proposta está estruturada em três etapas:
• Investigação – professor e alunos
buscam em conjunto palavras-chave e temas significativos do mundo em que estes
vivem;
• Tematização – professor e alunos
analisam os significados sociais das palavras, tomando consciência do mundo
vivido;
• Problematização – professor desafia e
inspira seus alunos a construírem uma visão crítica, partindo para a
transformação do contexto vivido.
Nesse
vídeo, podemos entender o que significa trabalhar com palavras geradoras
que são
extraídas da realidade, do cotidiano e das vivências dos alunos.
Em uma sala de
aula da EJA. A
professora apresenta a palavra-chave“BARRACO”, junto com uma imagem de barraco. A professora
desafia e inspira seus alunos a construírem uma visão crítica, partindo para a
transformação do contexto vivido.
É admirável o que este tema provoca nos
alunos o processo de se reconhecer e dar a importância do pensamento e da ação
política.
Segundo
Paulo Freire a educação é um ato político, uma ferramenta para transformar a
sociedade.
Referências
Texto de Frei Betto: Paulo Freire e a Leitura de Mundo - disponível em: https://moodle.ufrgs.br/course/view.php?id=51543- Fonte: http://portal.mec.gov.
br/seb/arquivos/pdf/Profa/col_3.pdf, acesso em
01/12/2007.
FREIRE,
Paulo. Pedagogia do Oprimido.Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
Nenhum comentário:
Postar um comentário