
A participação de Liana
nessa atividade reforçou a importância da EJA para a sociedade brasileira e a
situou nos diferentes contextos históricos da educação. A partir do que ela
chama de “ciclos” da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular, ressaltou
as conquistas coletivas para essa modalidade de ensino e as perdas mais
recentes com o avanço das contrarreformas. Liana também apresentou as
diferentes concepções de educação e a sua relação com a EJA, estabelecendo um
diálogo com os alunos presentes. Comentou também sobre a obra Paulo Freire no
Rio Grande do Sul: legado e reinvenção foi lançada no dia 4 de maio, durante o
20º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Unisinos, que abordou o tema
Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul.
Currículo
Liana Borges possui graduação em Filosofia (1984), mestrado
em Educação (2001) e doutorado em Educação (2009) pela Pontifícia Universidade
Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente tem contratações sem vínculo com
prefeituras, governos estaduais e diversos movimentos sociais. Possui
experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas,
atuando principalmente nos temas Movimentos de Alfabetização (Mova), Educação
Popular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Currículo, Avaliação e Gestão
Democrática.
De março de 2011 a março de 2013, foi cedida à Fundação para
o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), inicialmente na coordenação
pedagógica da Rede Escola de Governo e, posteriormente, na assessoria da
direção da FDRH para elaboração do Plano Político-Pedagógico (PPP), do Plano de
Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Sistema de Gestão da Rede Escola de
Governo.
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