domingo, 5 de agosto de 2018

Estudos sobre a EJA, encontros e reencontros



Encontro maravilhoso na POIESIS, com a Professora. Dra. Ana Felíccia (minha professora de Didática no magistério) e a presença da Professora Drª Liana Borges. Esse encontro fortaleceu o meu encantamento pelos estudos Freireano e da EJA no Brasil. No dia anterior, fizemos uma apresentação em grupo no PEAD, “Trabalho de Campo” sobre a EJA, e no dia seguinte participei da palestra em que Liana Borges, com muita simplicidade nos contemplou sobre a sua trajetória e luta pelos direitos da EJA no Brasil.
A participação de Liana nessa atividade reforçou a importância da EJA para a sociedade brasileira e a situou nos diferentes contextos históricos da educação. A partir do que ela chama de “ciclos” da Educação de Jovens e Adultos e da Educação Popular, ressaltou as conquistas coletivas para essa modalidade de ensino e as perdas mais recentes com o avanço das contrarreformas. Liana também apresentou as diferentes concepções de educação e a sua relação com a EJA, estabelecendo um diálogo com os alunos presentes. Comentou também sobre a obra Paulo Freire no Rio Grande do Sul: legado e reinvenção foi lançada no dia 4 de maio, durante o 20º Fórum de Estudos: Leituras de Paulo Freire, na Unisinos, que abordou o tema Legado e presença de Freire no Rio Grande do Sul.

Currículo 
Liana Borges possui graduação em Filosofia (1984), mestrado em Educação (2001) e doutorado em Educação (2009) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Atualmente tem contratações sem vínculo com prefeituras, governos estaduais e diversos movimentos sociais. Possui experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Políticas Públicas, atuando principalmente nos temas Movimentos de Alfabetização (Mova), Educação Popular, Educação de Jovens e Adultos (EJA), Currículo, Avaliação e Gestão Democrática.

De março de 2011 a março de 2013, foi cedida à Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDRH), inicialmente na coordenação pedagógica da Rede Escola de Governo e, posteriormente, na assessoria da direção da FDRH para elaboração do Plano Político-Pedagógico (PPP), do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e do Sistema de Gestão da Rede Escola de Governo.                                                                                                 
                                                                                                                                                                                                                                                                                      
 

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