domingo, 5 de agosto de 2018

"Inovações Pedagógicas"


 [...] e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidadeImagem relacionada

Com base nos estudos do Eixo VII, compreendo que “inovação pedagógica”, é um processo de reorganização, de organização, melhor dizendo: é movimentar, desconstruir um modelo escolar antigo, industrial, de regras e organizações formadas num mundo que hoje já não mais existe. Nos dias atuais os jovens estão carregados de informações. A escola atual, já não consegue mais dar conta das ideias que os jovens estão trazendo para a sala de aula.
De acordo com estudos de casos que vem estudando, no âmbito de uma universidade brasileira a reconfiguração de saberes relacionados com o ensinar e o aprender. A investigação “Pedagogia Universitária: possibilidade de ruptura em tempos neoliberais”, em seu contexto, Segundo, (Cunha, 1998),
Entendemos que inovação requer uma ruptura necessária que permita configurar o conhecimento para além das regularidades propostas pela modernidade. Ela pressupõe, que, pois, uma ruptura pragmática e não apenas a inclusão de novidades, inclusive as tecnológicas. Nesse sentido envolve uma mudança na forma de entender o conhecimento (Cunha, 1998).
Nos dias de hoje, os alunos não estão mais contentes na escola, nem os professores e nem os gestores. É preciso criar novos modelos, se reinventar, é preciso ter vontade de mudar, é ter convicção que a escola não está mais dando conta desta sociedade. Para que esta mudança aconteça, é necessário reorganizar toda escola, fazendo uma nova formação de professores, redirecionar e organizar currículos, potencializar a criatividade e a inovação nas escolas. Mas depende também do poder publico patrocinar tudo isso.

Referência

CUNHA, Maria   Isabel   da. Inovações pedagógicas e a reconfiguração de saberes no ensinar e no aprender na universidade. VIII Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais. Centro de Estudos Sociais, Faculdade de Economia, Universidade de Coimbra, Portugal, 16 a 18 de setembro de 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário