sábado, 27 de janeiro de 2018

"PROBLEMATIZANDO A INCLUSÃO"



O papel da escola e do professor em uma Educação inclusiva...

“Tem muitas crianças que precisam da escola por que elas não têm a oportunidade de ter um destino familiar ou um destino no bairro, na cidade onde elas moram. Pela desigualdade, pela falta de equivalência, então a escola poderia compensar um pouco essa incapacidade e achar o próprio destino. Mas se é para transformá-la em um indivíduo infeliz e incapaz, eu prefiro que não”.
(vídeo: professor Carlos Skliar).

O professor nos leva a pensar a escola um lugar de hospitalidade, como de receber o outro em minha casa e lhe oferecer o que tenho de melhor, sem me importar de como ele é, assim a criança, independe do ter laudo ou não. Dar a ela o que realmente necessita. A escola precisa ser o espaço para que a infância permaneça.

Com a leitura da Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE, o estado tem o compromisso de assegurar um sistema educacional que inclua pessoas com deficiência, garantindo-lhes condições de igualdade para todos. O laudo não pode constituir a exclusão por alegação de deficiência. Entende-se que há possibilidades de uma inclusão verdadeira, e que está pautada no reconhecimento, através do olhar do professor e da escola como um todo, de forma a reconhecer a necessidade de um acompanhamento diferenciado, visando o desenvolvimento global deste aluno.
            
Sendo a escola, um espaço essencial para conciliar a diversidade e a construção da cidadania. Acredito que os governantes deveriam melhorar o planejamento escolar enfatizando na melhora dos profissionais, estabelecendo sistemas educacionais inclusivos. Para que as escolas possam atender seus alunos da melhor forma possível.

Referências

UCS Conhecimento - Carlos Skliar: O papel da escola, do professor e da educação inclusiva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sFU02gs-MWk Acesso em 26/01/2018.


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