O papel da escola e
do professor em uma Educação inclusiva...
“Tem muitas crianças que precisam da escola por que elas
não têm a oportunidade de ter um destino familiar ou um destino no bairro, na
cidade onde elas moram. Pela desigualdade, pela falta de equivalência, então a
escola poderia compensar um pouco essa incapacidade e achar o próprio destino.
Mas se é para transformá-la em um indivíduo infeliz e incapaz, eu prefiro que
não”.
(vídeo: professor Carlos Skliar).
O professor nos leva a pensar a escola um lugar de hospitalidade,
como de receber o outro em minha casa e lhe oferecer o que tenho de melhor, sem
me importar de como ele é, assim a criança, independe do ter laudo ou não. Dar
a ela o que realmente necessita. A escola precisa ser o
espaço para que a infância permaneça.
Com a leitura da Nota Técnica 04/2014 do MEC/SECADI/DPEE,
o estado tem o compromisso de assegurar um sistema educacional que inclua
pessoas com deficiência, garantindo-lhes condições de igualdade para todos. O
laudo não pode constituir a exclusão por alegação de deficiência. Entende-se que
há possibilidades de uma inclusão verdadeira, e que está pautada no
reconhecimento, através do olhar do professor e da escola como um todo, de
forma a reconhecer a necessidade de um acompanhamento diferenciado, visando o
desenvolvimento global deste aluno.
Sendo a escola, um espaço essencial para conciliar a
diversidade e a construção da cidadania. Acredito que os governantes
deveriam melhorar o planejamento escolar enfatizando na melhora dos
profissionais, estabelecendo sistemas educacionais inclusivos. Para que as
escolas possam atender seus alunos da melhor forma possível.
Referências
UCS Conhecimento - Carlos Skliar: O papel da
escola, do professor e da educação inclusiva. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=sFU02gs-MWk Acesso
em 26/01/2018.
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