Plano de Trabalho Docente
É um documento que registra o que se
pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; é um
norte para as ações educacionais; é a formalização dos diferentes momentos do
processo de planejamento. É a apresentação sistematizada e justificada das
decisões tomadas. Através
de pesquisas e estudos, abordam os conteúdos em três categorias que são: os
conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que estão veiculados, com
os quatro pilares da educação: Aprender a conhecer o quê? Aprender a fazer o
quê? Aprender a viver juntos para quê? Aprender a ser por quê? (ZABALA, 1998, p.42-48).
Considero importante planejar,
preparar, organizar, preparar um bom plano. Pois a partir dele temos um norte a
seguir.
Porém, antes de tudo, é preciso conhecer
os alunos o qual irá trabalhar saber o que eles querem o que precisam saber,
quais são suas ideias, o que eles querem saber, ouvi-los antes de tudo.
Muitas vezes, levamos horas
planejando, preparando aulas, às vezes escolhemos um tema e viajamos em
pesquisas, escolhendo o melhor, de acordo com a faixa etária, da série em que
eles estão. Então, você chega à turma, apresenta seu trabalho a eles e nada
daquilo que você preparou, levou horas construindo, desperta interesse nos seus
alunos.
Minha sugestão, antes de iniciar
qualquer que seja o seu planejamento, é que tenha um bom diálogo, reúna seus
alunos, escute o que eles gostam o que eles querem. Experimente trabalhar com projeto pedagógico. Pois além de você
estar trabalhando os conteúdos principais da educação, conceituais,
procedimentais e atitudinais, também estarão trabalhando a interdisciplinaridade.
Tive uma experiência com essa metodologia, que obtive resultados
surpreendentes.
Reefências:
SEED.
Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: MEMVAVMEM
Editora, 2006. Disponível em: < https://slideplayer.com.br/slide/324036/>
Interdisciplina:
Didática – publicado em 16/07/2018 -Seminário Integrador VII
https://www.blogger.com/blog/post/edit/2010689865603307937/755640442094232565?hl=pt-BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário