sábado, 21 de novembro de 2020

 

Plano de Trabalho Docente

            É um documento que registra o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer e com quem fazer; é um norte para as ações educacionais; é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejamento. É a apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas. Através de pesquisas e estudos, abordam os conteúdos em três categorias que são: os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais que estão veiculados, com os quatro pilares da educação: Aprender a conhecer o quê? Aprender a fazer o quê? Aprender a viver juntos para quê? Aprender a ser por quê? (ZABALA, 1998, p.42-48).

           Lembro-me, quando precisei preparar um plano de aula para a atividade da interdiscilpna de Didática, e não foi muito fácil não.

            Considero importante planejar, preparar, organizar, preparar um bom plano. Pois a partir dele temos um norte a seguir.

            Porém, antes de tudo, é preciso conhecer os alunos o qual irá trabalhar saber o que eles querem o que precisam saber, quais são suas ideias, o que eles querem saber, ouvi-los antes de tudo.

            Muitas vezes, levamos horas planejando, preparando aulas, às vezes escolhemos um tema e viajamos em pesquisas, escolhendo o melhor, de acordo com a faixa etária, da série em que eles estão. Então, você chega à turma, apresenta seu trabalho a eles e nada daquilo que você preparou, levou horas construindo, desperta interesse nos seus alunos.

            Minha sugestão, antes de iniciar qualquer que seja o seu planejamento, é que tenha um bom diálogo, reúna seus alunos, escute o que eles gostam o que eles querem.    Experimente trabalhar com projeto pedagógico. Pois além de você estar trabalhando os conteúdos principais da educação, conceituais, procedimentais e atitudinais, também estarão trabalhando a interdisciplinaridade. Tive uma experiência com essa metodologia, que obtive resultados surpreendentes.

 

Reefências:

SEED. Diretrizes Curriculares de História para a Educação Básica. Curitiba: MEMVAVMEM Editora, 2006. Disponível em: < https://slideplayer.com.br/slide/324036/>

 

Interdisciplina: Didática – publicado em 16/07/2018 -Seminário Integrador VII

https://www.blogger.com/blog/post/edit/2010689865603307937/755640442094232565?hl=pt-BR

Nenhum comentário:

Postar um comentário