Inovação
pedagógica não fica somente nos pensamentos, mas hoje após de
acordamos num mundo totalmente diferente e passarmos por oito meses de
distanciamento social devido a Pandemia.
Acordar na segunda
quinzena de março com o Planeta sendo dominado por um vírus denominado de COVID-19,
sem saber direito o que está acontecendo, e pensando que a menos de um mês
antes escutávamos que esse mesmo vírus estava matando do outro lado do mundo, e
agora chega à nossa cidade, o que fazer? Como proceder? Até parece cenas de um
filme de ficção científica, decretado quarentena, e tudo fecha na cidade.
E logo pensando nas
instituições de ensino básico onde as aulas presenciais já era difícil pensar
em inovação pedagógica, e agora como seria? Praticamente da noite para o dia os
professores da educação básica foram diretamente desafiados a mudar seu modo de
pensar o como lecionar. E dentro dessa provocação veio muita insegurança, medo
de não conseguir, medo de não atingir todos os alunos, pois presencialmente
eles não davam tanta atenção nas aulas, imagina remotamente.
Dentro dessa presente mudança, que veio de fora para dentro do sistema, podemos notar que o sistema ainda está desatualizado, deixando nesse sentido muitos alunos de fora da sala
de aula, sendo uma das inovações pedagógicas, veio junto com uma pandemia e o
uso desta, o mais próxima foi o celular que tem tido muito apoio para lecionar. E hoje nas escolas públicas, como já sabíamos
nem todos os alunos têm acesso à internet, nem todos tem um celular que possam
visualizar e receber os conteúdos, atividades, pdf, ou vídeos. Assim deixando uma boa
parte dos alunos da rede pública em desvantagem com os alunos da rede particular
de ensino.
Hoje repensando em
inovações pedagógicas, após trabalhar no estagio curricular obrigatório percebi o
quanto fazer um trabalho diferenciado trás mudanças na sala de aula, os alunos
começam a ficar mais calmos e participativos. Por menor que sejam as diferenças
realizadas no âmbito escolar, elas podem melhorar muito o aprendizado dos
alunos, pois toda criança gosta de novidades, e são essas pequenas novidades
que podemos cultivar em nossos alunos o prazer de querer aprender.
Não é fácil mudar nossa
maneira de ensinar, mas com certeza quando percebemos as transformações nos
alunos, entendemos que isso e importante para eles. Fazer o aluno buscar pelo
conhecimento é um dos caminhos essenciais para a aprendizagem.
Postado por Rosângela Farias
Marcadores: SI
VII Educação e Tecnologias da Comunicação e da Informação
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