segunda-feira, 23 de novembro de 2020

Participar do Fórum "O QUE É CIÊNCIAS"

O que é Ciências? Por que estudar ciências na escola?

Ciências, essa interdisciplina nos trouxe a lembranças esquecidas ao longo das nossas vidas. Quando éramos criança, observávamos a natureza e como os insetos trabalhavam, levantávamos muitas hipóteses sobre como tudo funcionava. Percebo quando estou em frente a uma turma e começo a falar algo sobre Ciências o quanto os alunos gostam de escutar sobre as descobertas que os cientistas encontraram, e como os químicos conseguem realizar alguns feitos.

Imaginem uma turminha de segundo ano observar através de um microscópio a parede celular de uma cebola. Ou verificar que existem milhões de pequenos organismos em coleta de água de poças paradas. Se um adulto como eu fiquei muito feliz nas pequenas amostras realizadas na aula presencial, imagina uma criança de educação infantil ou séries iniciais.

Trabalhar com Ciência é muito tranquilo, pois tudo envolve as ciências, desde nosso corpo e se estendendo a tudo que nos cerca. Fazer pequenos experimentos com eles é muito prazeroso, e a criança começa a despertar a observação e tudo deverá ser registrado para depois ser comparado com os colegas ou pesquisas bibliográficas. E Becker (2013), diz em muitos de seus discursos que devemos ter mais laboratórios do que auditórios se referindo a “sala de aula”.

E pensando em sala de aula como é extremamente chato e irritante para os alunos de hoje permanecerem durante quatro horas sentados, enfileirados, em silêncio, copiando do quadro ou de livros textos. Respondendo questionamentos onde as respostas devem ser idênticas as que têm nos livros. Assim, parecendo que o aluno não sabe pensar.

E quando falamos de ciências para eles seus olhos brilham, pois ainda encontramos professores que não gostam de mudar sua maneira de lecionar, e trabalhar ciências ou em laboratórios isso trás desconforto, pois sai da zona de conforto desses professores. Nas aulas de Ciências, os alunos começam a pensar, e perguntar, e como será que esse professor que não é adepto ao novo vai poder trabalhar?

Nesse meu texto trago muitas perguntas e levanto algumas provocações, pois a gente tem que se abrir para o novo sempre, se jogar, mudar, modificar nosso modo de ver a educação. Nossos alunos são diferentes, eles podem acessar vários coisas ao mesmo tempo, então deixar a sala de aula o  mais atrativa é a solução. E não precisamos de muito, precisamos é ter coragem.

Se não souber naquele exato momento alguma resposta, não sentir vergonha pois somos seres humanos, não computadores cheio de saberes. Saber dizer, no momento eu não sei, mas vou pesquisar e trazer a respostas a sua dúvida é bem bonito de se dizer, pois não somos fonte de saber infinitos. 

SI IV - Representação do mundo pelas ciências  Naturais

Postado em: 27/03/2017


Nenhum comentário:

Postar um comentário