segunda-feira, 25 de março de 2019

Desenvolvimento e relação entre linguagem e pensamento


"Aquisição da Linguagem sobre as teorias de Piaget e Vygotsky e Wallon"

Impressionante como estes grandes estudiosos descobriram, discordavam ou concordavam, nos deixando até meio confusos a tantas teorias diante a conhecimentos importantíssimos na área da educação, sendo este o desenvolvimento humano. Concordo com os teóricos Piaget e Vygotsky, quando enfatizam a necessidade de compreensão da gênese dos processos cognitivos, que devemos respeitar o nível da criança na colocação mínima e máxima para cada ensinamento. Também concordo com Wallon que via a emoção (choro, riso, tom de voz agradável ou desagradável) como a primeira linguagem da criança.
Em meio às praticas que vivenciei com bebês desde os recém-nascidos até os seis anos de idade. Cheguei à conclusão que o desenvolvimento da linguagem acontece através de realização de atividades que promovam o desenvolvimento integral da criança que são os estímulos diários que compreendem a sua necessidade. E que a resposta a esses estímulos vem automaticamente, percebi que a mudança da sua faixa etária acontece a cada três meses de vida. Bastando observar àquilo que fazia antes e o que está fazendo a agora. A mudança acontece muito rápido, a criança precisa de afeto, atenção e também de brincar, para isso é necessário que esteja a sua disposição objetos de diferentes formas, tamanhos ou cor, de acordo com sua faixa etária. Isso ajuda no desenvolvimento de sua imaginação e de seu pensamento.


Um comentário:

  1. Rosângela,

    Abordas reflexões muito interessantes, estas interligadas a conhecimentos adquiridos no decorrer de sua trajetória acadêmica.
    Que todo conhecimento obtido no curso venha a contribuir cada vez mais a sua prática pedagógica.
    Forte abraço!

    ResponderExcluir