Infelizmente, não foi possível realizar o meu estágio
obrigatório neste semestre. Contudo, realizei outra prática, sendo esta fora da
sala de aula, considerando esta, uma realização de algum dos meus objetivos
pelo qual decidi cursar na área da educação. Eu, sempre tive um olhar voltado a
atingir a atenção das famílias dos meus alunos, tendo em vista que a
participação contínua dos responsáveis pelos alunos é necessária, como forma de
colaborar com a aprendizagem. Nos últimos seis meses, meu desempenho foi voltado
ao “Programa – PIM/CF” (Primeira Infância Melhor/Criança Feliz em Canoas/RS).
Onde prestei serviços de estagiária em educação social. Com o objetivo de acompanhar
famílias de classe popular, e ou em estado de vulnerabilidade social. Embora,
eu não estivesse em sala de aula, realizei vários projetos de atividades lúdicas
pedagógicas de forma individual com 17(dezessete) crianças na faixa etária entre
0 a 6 anos de idade, com o objetivo de trabalhar o seu desenvolvimento e
estímulos sócios afetivos, linguagem, cognição, coordenação motora, entre
outros.
Tive a oportunidade de colocar em pratica os estudos
realizados no PEAD, que me proporcionaram compreender e associar as teorias
aprendidas com os autores Piaget, Vygotsky, Wallon, entre outros, que estiveram
presentes a cada semestre no decorrer do curso.
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
Paulo Freire
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