segunda-feira, 25 de março de 2019

"Aprendizagem" fora da sala de aula




Infelizmente, não foi possível realizar o meu estágio obrigatório neste semestre. Contudo, realizei outra prática, sendo esta fora da sala de aula, considerando esta, uma realização de algum dos meus objetivos pelo qual decidi cursar na área da educação. Eu, sempre tive um olhar voltado a atingir a atenção das famílias dos meus alunos, tendo em vista que a participação contínua dos responsáveis pelos alunos é necessária, como forma de colaborar com a aprendizagem. Nos últimos seis meses, meu desempenho foi voltado ao “Programa – PIM/CF” (Primeira Infância Melhor/Criança Feliz em Canoas/RS). Onde prestei serviços de estagiária em educação social. Com o objetivo de acompanhar famílias de classe popular, e ou em estado de vulnerabilidade social. Embora, eu não estivesse em sala de aula, realizei vários projetos de atividades lúdicas pedagógicas de forma individual com 17(dezessete) crianças na faixa etária entre 0 a 6 anos de idade, com o objetivo de trabalhar o seu desenvolvimento e estímulos sócios afetivos, linguagem, cognição, coordenação motora, entre outros.
Tive a oportunidade de colocar em pratica os estudos realizados no PEAD, que me proporcionaram compreender e associar as teorias aprendidas com os autores Piaget, Vygotsky, Wallon, entre outros, que estiveram presentes a cada semestre no decorrer do curso.
"Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua construção. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender".
                                                                                Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário