https://portifoliorofas.blogspot.com/2018/04/
Com base na postagem “Arquitetando conhecimentos” em meu portfólio,
passei a ter uma melhor captação no processo do desenvolvimento. Nesse procedimento
para compreender o processo do
desenvolvimento, segundo Piaget, é necessário ter claro os estágios que são:
Sensório motor – de 0 a 24 meses, Pré-operatório – de 2 a 7 anos e Operatório
de 7 anos em diante. Esses estágios acontecem desde o nascimento da criança que
passa pelas fases de assimilação, adaptação e equilibração. Assim é possível
considerar que o estágio (faixa etária) é o tempo que acontece coisas
importantes. O desenvolvimento explica a aprendizagem, por não considerar ser
uma soma de conhecimentos, quer dizer a aprendizagem ela só existe quando há
assimilação e concretiza-se com o processo da adaptação. Em estudos de Piaget,
percebe-se que a aprendizagem é um processo gradual, no qual a criança vai se
capacitando em níveis mais complexos do conhecimento. Seguindo uma sequencia
lógica, assim observar como se desenvolve o conhecimento, nos leva a entender
como a criança aprende.
- O motivo pelo qual escolhi esta postagem, devido ao fato de ter
acompanhado semanalmente o processo evolutivo de algumas crianças que atendi
individualmente, “em estágio” que mencionei na 1ªetapa, ou seja, colocando em
prática atividades lúdicas, utilizando objetos de apoio ou leituras infantis,
através desses estímulos, fui compreendendo o processo de desenvolvimento
acontecendo dia a dia. Compreendi que atrás de cada ação existe um autor, para
mim neste caso foi Piaget.
Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque na Psicologia II -SI VI
Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque na Psicologia II -SI VI
Nenhum comentário:
Postar um comentário