segunda-feira, 25 de março de 2019

Um novo olhar as aprendizagens

https://portifoliorofas.blogspot.com/2018/04/


Com base na postagem “Arquitetando conhecimentos” em meu portfólio, passei a ter uma melhor captação no processo do desenvolvimento. Nesse procedimento para compreender o processo do desenvolvimento, segundo Piaget, é necessário ter claro os estágios que são: Sensório motor – de 0 a 24 meses, Pré-operatório – de 2 a 7 anos e Operatório de 7 anos em diante. Esses estágios acontecem desde o nascimento da criança que passa pelas fases de assimilação, adaptação e equilibração. Assim é possível considerar que o estágio (faixa etária) é o tempo que acontece coisas importantes. O desenvolvimento explica a aprendizagem, por não considerar ser uma soma de conhecimentos, quer dizer a aprendizagem ela só existe quando há assimilação e concretiza-se com o processo da adaptação. Em estudos de Piaget, percebe-se que a aprendizagem é um processo gradual, no qual a criança vai se capacitando em níveis mais complexos do conhecimento. Seguindo uma sequencia lógica, assim observar como se desenvolve o conhecimento, nos leva a entender como a criança aprende.

- O motivo pelo qual escolhi esta postagem, devido ao fato de ter acompanhado semanalmente o processo evolutivo de algumas crianças que atendi individualmente, “em estágio” que mencionei na 1ªetapa, ou seja, colocando em prática atividades lúdicas, utilizando objetos de apoio ou leituras infantis, através desses estímulos, fui compreendendo o processo de desenvolvimento acontecendo dia a dia. Compreendi que atrás de cada ação existe um autor, para mim neste caso foi Piaget.
Desenvolvimento e Aprendizagem Sob o Enfoque na Psicologia II -SI VI

Nenhum comentário:

Postar um comentário