segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Escolarização, Espaço e Tempo na Perspectiva Histórica: Pink Floyd e Maquinaria Escolar

Durante o século XVIII conceitos sobre a infância foram estabelecidos em torno da sociedade. Enquanto a elite recebia uma educação baseada em torno dos princípios religiosos, políticos, familiares. A população mais humilde nem tinha o conceito de infância definido, e por enquanto a educação não era oferecida para essas crianças.  
A atenção para crianças de classes mais altas tinha a intenção de doutrina, influenciando-os a conservar esse fundamento para sempre. Com o tempo jovens com baixa renda eram escolhidos e doutrinados também, a igreja não queria perder o controle sobre a sociedade. Um exemplo claro de dominação eram os internatos, oferecidos somente para crianças com maior poder aquisitivo, onde as próprias famílias foram afastadas dessa fase de ensinamento, preservando o ato de preceito.
Ao ver o clipe de Pink Floyd “Another Brick in the Wall” é possível estabelecer uma relação com o artigo “Maquinaria Escolar”. A questão de doutrina é remetida durante o clipe em inúmeras cenas, onde o aluno é submetido a andar marchando, onde a cultura de uma forma geral é desprezada, onde o sistema é imposto e ninguém pode contestar, onde o conhecimento, que tem o dom para libertar se torna um caminho para o aprisionamento nos processos de construção da identificação pessoal.


Em breve novas postagens, abraços Rosângela Farias.


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