Durante
o século XVIII conceitos sobre a infância foram estabelecidos em torno da
sociedade. Enquanto a elite recebia uma educação baseada em torno dos
princípios religiosos, políticos, familiares. A população mais humilde nem
tinha o conceito de infância definido, e por enquanto a educação não era
oferecida para essas crianças.
A
atenção para crianças de classes mais altas tinha a intenção de doutrina, influenciando-os
a conservar esse fundamento para sempre. Com o tempo jovens com baixa renda eram
escolhidos e doutrinados também, a igreja não queria perder o controle sobre a
sociedade. Um exemplo claro de dominação eram os internatos, oferecidos somente
para crianças com maior poder aquisitivo, onde as próprias famílias foram
afastadas dessa fase de ensinamento, preservando o ato de preceito.
Ao
ver o clipe de Pink Floyd “Another Brick in the Wall” é possível estabelecer uma
relação com o artigo “Maquinaria Escolar”. A questão de doutrina é remetida
durante o clipe em inúmeras cenas, onde o aluno é submetido a andar marchando,
onde a cultura de uma forma geral é desprezada, onde o sistema é imposto e ninguém
pode contestar, onde o conhecimento, que tem o dom para libertar se torna um
caminho para o aprisionamento nos processos de construção da identificação
pessoal.
Em breve novas postagens, abraços Rosângela Farias.
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