
De
acordo com o texto de Vera Candau, a questão multicultural apresenta um destaque e
um debate muito grande nos últimos tempos, no mundo em geral.
No
continente latino americano, a questão étnica está muito presente devido à
diversidade de raças, os grupos indígenas e afrodescendentes sofreram e ainda
sofrem discriminação racial descaradamente. No âmbito nacional houve a proposta
da reclusão do tema pluralidade cultural no currículo escolar.
A
redução do preconceito é uma das características da educação multicultural,
desenvolvendo sentimentos, atitudes e relacionamentos positivo com outros
grupos sociais.
Na
pedagogia da equidade, uma das estratégias dos professores é de implantar o
ensino multicultural e promover o ensino cooperativo.
O
pré-vestibular para negros e carentes constitui-se uma experiência educacional
que busca inserir na universidade, alunos(as) que por conta própria
dificilmente teriam acesso, devido a restrições impostas ao qual vem sofrendo nas suas histórias individuais e
sociais.
Algumas
medidas de caráter positivo que possam minimizar as desigualdades, é a busca
por isenção das taxas para inscrição no vestibular e para concessão de bolsas
de estudo para alunos carentes.
A
intenção atual é a busca pela integração dos diferentes grupos sociais e
culturais, visando à construção de um projeto comum onde às diferenças sejam dialeticamente
integradas.
Assistindo
o vídeo de Vera Candau, sobre o cotidiano escolar, ela comenta, que é bastante
complicado transformar as diferenças em vantagens pedagógicas. O espaço escolar
se entende em promover a igualdade e as diferenças, porém a diversidade é vista
padronização e a igualdade como homogeneização, ou seja, o “igual” é padronizado
e as diferente é problema.
O
preconceito e a discriminação estão permeando no cotidiano escolar, é visivelmente
às atitudes preconceituosas que inferiorizam deixando de lado algumas crianças
da escola.
Vivemos
em um país de diferentes culturas. Como educadores precisamos estar cientes e reconhecer,
e valorizar o respeito pelas diferenças dos nossos alunos, pois o multiculturalismo
não está relacionado apenas na questão racial, mas também envolve outras
questões de gênero, de classe, orientação sexual entre outras.
Referências
CANDAU, Vera Maria
Ferreira, Sociedade, cotidiano escolar e Cultura(s): Uma aproximação. texto: http://www.moodle.ufrgs.com.br
Francisca Jéssica
Santos Ferreira, disponível em: http://www.brasilescola.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário