terça-feira, 1 de maio de 2018

Multiculturalismo




De acordo com o texto de Vera Candau, a questão multicultural apresenta um destaque e um debate muito grande nos últimos tempos, no mundo em geral.
No continente latino americano, a questão étnica está muito presente devido à diversidade de raças, os grupos indígenas e afrodescendentes sofreram e ainda sofrem discriminação racial descaradamente. No âmbito nacional houve a proposta da reclusão do tema pluralidade cultural no currículo escolar.
A redução do preconceito é uma das características da educação multicultural, desenvolvendo sentimentos, atitudes e relacionamentos positivo com outros grupos sociais.
Na pedagogia da equidade, uma das estratégias dos professores é de implantar o ensino multicultural e promover o ensino cooperativo.
O pré-vestibular para negros e carentes constitui-se uma experiência educacional que busca inserir na universidade, alunos(as) que por conta própria dificilmente teriam acesso, devido a restrições impostas ao qual vem  sofrendo nas suas histórias individuais e sociais.
Algumas medidas de caráter positivo que possam minimizar as desigualdades, é a busca por isenção das taxas para inscrição no vestibular e para concessão de bolsas de estudo para alunos carentes.
A intenção atual é a busca pela integração dos diferentes grupos sociais e culturais, visando à construção de um projeto comum onde às diferenças sejam dialeticamente integradas.
Assistindo o vídeo de Vera Candau, sobre o cotidiano escolar, ela comenta, que é bastante complicado transformar as diferenças em vantagens pedagógicas. O espaço escolar se entende em promover a igualdade e as diferenças, porém a diversidade é vista padronização e a igualdade como homogeneização, ou seja, o “igual” é padronizado e as diferente é problema.
O preconceito e a discriminação estão permeando no cotidiano escolar, é visivelmente às atitudes preconceituosas que inferiorizam deixando de lado algumas crianças da escola.
Vivemos em um país de diferentes culturas. Como educadores precisamos estar cientes e reconhecer, e valorizar o respeito pelas diferenças dos nossos alunos, pois o multiculturalismo não está relacionado  apenas na questão racial, mas também envolve outras questões de gênero, de classe, orientação sexual entre outras.

Referências

CANDAU, Vera Maria Ferreira, Sociedade, cotidiano escolar e Cultura(s): Uma aproximação. texto: http://www.moodle.ufrgs.com.br
Francisca Jéssica Santos Ferreira, disponível em: http://www.brasilescola.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário