segunda-feira, 27 de março de 2017



"Pertencimento ao Espaço Escolar"

A partir do texto de Nadai Elza, já em seu primeiro enunciado, logo, lembrei-me da minha adolescência, que assistir às aulas na disciplina de História, era muito desgastante.
Muitas eram as dúvidas, com pouco espaço para argumentação, lembro-me de respostas evasivas como: "É assim, por que foi assim e ponto".  Até a figura professora de história já me trazia certo desconforto
A autora comenta sobre o esgotamento do modelo de ensino da História atualmente, pois há um grande desinteresse por parte dos alunos, visto que muitas vezes temos um ensino pronto, com decoreba de datas e acontecimentos históricos como se a História estivesse pronta e acabada.
Já no texto de CASTROGIOVANNI, Antônio; COSTELLA, Os autores apresentam conceitos do ensino da Geografia à partir da Cartografia, como “a ciência que instrumentaliza os sujeitos a lerem o mundo de forma mais complexa”. 
Sendo fundamental para o desenvolvimento das habilidades de reconhecimento desse espaço (lateralidade, percepção de imagem em diversos pontos de vista, relações de distância, interlocução de quadros paisagísticos, ordenamento de pontos de referência, etc.).
Penso na importância, deste ensino, sobre a construção da Alfabetização Cartográfica, e que através dela surgem,  questionamentos que instiguem a curiosidade dos alunos, contribuindo para a construção do saber da ciência. 
Percebo ainda, da necessidade dos educadores estabelecerem novas pesquisas, para tornar suas aulas mais atrativas. Criando formas de atrair o aluno, a sentir o desejo pelos estudos.
            Penso que, partindo de um consenso, sobre regras de ensino, serem estabelecidas,  a criarem habilidades partindo da Educação Infantil e Anos Iniciais. Em desenvolver melhor os planejamentos para a o letramento espacial. Tendo em vista, que fará uma diferença no aprendizado na vida futura do aluno.

REFERÊNCIAS

1) NADAI, Elza. O ensino de história no Brasil: trajetória e perspectiva. Revista Brasileira de História. São Paulo, v.13, n.25/26, p.143-162, set.92/ago.93.

2) CASTROGIOVANNI, Antonio; COSTELLA, Roselane. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ ALCARAZ, Rafael; TONDA MONLLOR, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la geografía. Alicante: Universidad de Alicante, 2016, p.15-26.



Nenhum comentário:

Postar um comentário