segunda-feira, 27 de março de 2017

Estudos Sociais



Ainda, sobre "pertencer ao espaço escolar", fomos convidados pela disciplina de Estudos Sociais - PEAD/Eixo IV/2016, a fotografar (ou representar de outra forma) esse pertencimento. 

“Como a criança desenvolve noções de espaço e tempo”
Ao explorar objetos e ambientes variados, a criança vai montando uma representação do espaço e aprende a se orientar por pontos de referência.
Multifacetado, a noção de espaço é, desse modo, um processo de amadurecimento que pode ser favorecido por professores e pais;
Por exemplo: Construir uma cidade, na sala de aula, utilizando sucatas e outros materiais gráficos, pode ser uma ótima opção para trabalhar os conceitos relativos à noção espacial. Quanto maiores forem às estruturas montadas, melhores serão utilizadas com os alunos, que devem ajudar na montagem. Como complemento, os alunos poderão trazer bonecos e carrinhos, para movimentá-los na cidade, seguindo as orientações do professor e/ou colegas, que darão indicações do tipo “vire à direita”, “siga em frente”, “pegue a rua de cima” etc. Em outro momento, os alunos podem se direcionar por conta própria, mas terá que verbalizar, da mesma forma, o que estão fazendo.
A criança constrói a noção de tempo através da percepção que os eventos acontecem em uma sequência e que para a sequência há uma duração, portanto quanto mais utilizarmos exemplos concretos, mais fácil ficará para a criança elaborar essas noções.
Através do calendário, temos a indicação dos dias da semana e meses do ano.
O calendário é importante por que nos ajuda a organizar as atividades que temos que realizar ao longo dos dias e dos meses do ano, nos orienta sobre quais serão os feriados do ano, o dia que começa as férias, o retorno às aulas e ajuda saber quanto tempo falta para o dia do seu aniversário.


 


Como forma de representação espacial, utilizei a apresentação do meu sobrinho Gabriel, que tem 8 (oito) anos de idade, na disciplina de Ciências Naturais, o Tema era: “Como conservar a Natureza e de que forma poderíamos viver num mundo sem poluição”.  Construindo uma “Maquete”. 






REFERENCIAS:
UFRGS/PEAD/Eixo IV- Estudos Sociais/2016-Semana/2:pertencimento ao espaço escolar
Fotos do Gabriel (meu sobrinho)


Nenhum comentário:

Postar um comentário