Ainda, sobre "pertencer ao espaço
escolar", fomos convidados pela disciplina de Estudos Sociais - PEAD/Eixo IV/2016,
a fotografar (ou representar de outra forma) esse pertencimento.
“Como a criança desenvolve noções de
espaço e tempo”
Ao explorar objetos e ambientes variados,
a criança vai montando uma representação do espaço e aprende a se orientar por
pontos de referência.
Multifacetado, a noção de
espaço é, desse modo, um processo de amadurecimento que pode ser favorecido por
professores e pais;
Por
exemplo: Construir uma cidade, na sala de aula, utilizando sucatas e outros
materiais gráficos, pode ser uma ótima opção para trabalhar os conceitos
relativos à noção espacial. Quanto maiores forem às estruturas montadas,
melhores serão utilizadas com os alunos, que devem ajudar na montagem. Como
complemento, os alunos poderão trazer bonecos e carrinhos, para movimentá-los
na cidade, seguindo as orientações do professor e/ou colegas, que darão
indicações do tipo “vire à direita”, “siga em frente”, “pegue a rua de cima”
etc. Em outro momento, os alunos podem se direcionar por conta própria, mas
terá que verbalizar, da mesma forma, o que estão fazendo.
A criança constrói a noção de tempo através da percepção
que os eventos acontecem em uma sequência e que para a sequência há uma
duração, portanto quanto mais utilizarmos exemplos concretos, mais fácil ficará
para a criança elaborar essas noções.
Através do calendário, temos a indicação dos dias da semana e
meses do ano.
O calendário é
importante por que nos ajuda a organizar as atividades que temos que realizar
ao longo dos dias e dos meses do ano, nos orienta sobre quais serão os feriados
do ano, o dia que começa as férias, o retorno às aulas e ajuda saber quanto tempo falta para o dia do seu aniversário.
Como forma de representação espacial, utilizei a
apresentação do meu sobrinho Gabriel, que tem 8 (oito) anos de idade, na
disciplina de Ciências Naturais, o Tema era: “Como conservar a Natureza e de
que forma poderíamos viver num mundo sem poluição”. Construindo uma “Maquete”.
REFERENCIAS:
UFRGS/PEAD/Eixo IV- Estudos Sociais/2016-Semana/2:pertencimento
ao espaço escolar
Fotos do Gabriel (meu sobrinho)
Nenhum comentário:
Postar um comentário