Analisando
algumas frases, tentando identificar as concepções pedagógicas, psicológicas e
epistemológicas que elas revelam; Fernando Becker exemplifica como tais modelos
pedagógicos por sua vez são sustentados, cada um deles por determinada epistemologia,
e afirma que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem,
sendo elas:
Primeiro
modelo: pedagogia diretiva e seu pressuposto modelo epistemológico-Empirismo: O
professor representante do meio social determina o aluno que é tabula rasa
frente a cada novo conteúdo. É o chamado fruto da reprodução, a epistemologia
do professor, que é a concepção de conhecimento, que tem o professor quando
ensina conhecimento. Análises de Becker mostram que estas concepções são do
nível de senso comum. Se o professor desconhece a matéria e ele informa para o
aluno como se fosse um automatismo qualquer, como é que o aluno pode gostar
daquilo que está sendo proposto pra ele.
Segundo
modelo: pedagogia não diretiva e seu pressuposto modelo epistemológico-Apriorismo:
A bagagem hereditária, já traz em si programados os instrumentos do
conhecimento esperando apenas sua maturação, o professor pensa que ninguém pode
transmitir o conhecimento, é o aluno que aprende e acredita que o ser humano
nasce com o conhecimento;
Terceiro
modelo: pedagogia relacional e seu pressuposto modelo epistemológico-Construtivismo:
No desequilíbrio, o sujeito refaz seus instrumentos de assimilação em função da
novidade. Esse refazer do sujeito sobre si mesmo é acomodação, daí o sujeito constrói
seu conhecimento. O professor acredita que tudo o que o aluno construiu até
hoje, em sua vida, serve de patamar para continuar a construir o novo
conhecimento.
Penso,
enquanto educadores, que precisamos estar superdotados de conhecimentos para
levar estmulos para nossos alunos a segurança de ele pode construir
e reconstruir cada vez mais. O jeito de conhecer e aprender vai se diferenciando progressivamente, por que a cada dificuldade que o sujeito enfrenta, ele reconstitui a sua capacidade de aprender e ele diferencia essa capacidade com relação ao que era antes;
Referencias:
Nenhum comentário:
Postar um comentário