terça-feira, 3 de abril de 2018

Identificando "Epistemologias"






Analisando algumas frases, tentando identificar as concepções pedagógicas, psicológicas e epistemológicas que elas revelam; Fernando Becker exemplifica como tais modelos pedagógicos por sua vez são sustentados, cada um deles por determinada epistemologia, e afirma que existem três diferentes formas de representar a relação ensino/aprendizagem, sendo elas:

Primeiro modelo: pedagogia diretiva e seu pressuposto modelo epistemológico-Empirismo: O professor representante do meio social determina o aluno que é tabula rasa frente a cada novo conteúdo. É o chamado fruto da reprodução, a epistemologia do professor, que é a concepção de conhecimento, que tem o professor quando ensina conhecimento. Análises de Becker mostram que estas concepções são do nível de senso comum. Se o professor desconhece a matéria e ele informa para o aluno como se fosse um automatismo qualquer, como é que o aluno pode gostar daquilo que está sendo proposto pra ele. 

Segundo modelo: pedagogia não diretiva e seu pressuposto modelo epistemológico-Apriorismo: A bagagem hereditária, já traz em si programados os instrumentos do conhecimento esperando apenas sua maturação, o professor pensa que ninguém pode transmitir o conhecimento, é o aluno que aprende e acredita que o ser humano nasce com o conhecimento;

Terceiro modelo: pedagogia relacional e seu pressuposto modelo epistemológico-Construtivismo: No desequilíbrio, o sujeito refaz seus instrumentos de assimilação em função da novidade. Esse refazer do sujeito sobre si mesmo é acomodação, daí o sujeito constrói seu conhecimento. O professor acredita que tudo o que o aluno construiu até hoje, em sua vida, serve de patamar para continuar a construir o novo conhecimento.

Penso, enquanto educadores, que precisamos estar superdotados de conhecimentos para levar estmulos para nossos alunos a segurança de ele pode construir e reconstruir cada vez mais. O jeito de conhecer e aprender vai se diferenciando progressivamente, por que a cada dificuldade que o sujeito enfrenta, ele reconstitui a sua capacidade de aprender e ele diferencia essa capacidade com relação ao que era antes;


Referencias: 




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